- Bolsas de Estudo - DGES
- Bolsa de Estudo para estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% (DGES)
- Bolsa Joana Vasconcelos
- FASE-UE – Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora
- Bolsas de Mérito | UÉ
- FAE-UÉ - Fundo de Auxílio de Emergência
- Bolsa Santander Apoio Universitário
- Incentivos PRR
- SASUE em Números - Bolsas
- Outras Bolsas
- Contactos
Apoio FASE-UE 2023/2024
No ano letivo 2012/2013 foi criado o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UÉ), o qual tem como objetivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O objetivo do projeto é que nenhum aluno abandone a Universidade de Évora por falta de condições socioeconómicas. Este Fundo, visa completar o sistema de apoio direto da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), chegando a públicos-alvo não elegíveis no primeiro sistema (ex. alunos de outras nacionalidades) e alargando assim a base de auxílios disponíveis para proporcionar aos alunos a prossecução e conclusão do seu percurso no ensino superior.
O apoio prestado a cada estudante tem a duração de um ano letivo, podendo o estudante candidatar-se em anos letivos seguintes, e poderá envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos do alojamento em residência universitária.
No ano letivo de 2023/2024, as candidaturas decorreram entre 2 de outubro e 10 de novembro de 2023, tendo-se registado 217 candidaturas. Destas 217 candidaturas foram apoiados 145 estudantes, sendo 124 de 1º Ciclo/Mestrado Integrado e 21 de 2º Ciclo. No que diz respeito ao 1º Ciclo/Mestrado Integrado podemos verificar um maior número de estudantes apoiados nos cursos de Enfermagem, Arquitetura, Gestão e Psicologia. De 2º Ciclo o curso de Mestrado em Psicologia, Economia e Bioquímica foram aqueles com maior número de estudantes apoiados.
O montante total do apoio concedido foi de 145.551,40€ distribuído entre apoio a propina, alojamento em residência universitária e alimentação.