FASE-UE – Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora

A sociedade portuguesa tem vindo a enfrentar nos últimos anos dificuldades de diversa natureza. Estas dificuldades, têm-se manifestado em diversos sectores da sociedade, aos quais as famílias não foram imunes. Em particular as famílias com filhos estudantes a frequentarem o ensino superior. Esta situação tem impacto direto na vida académica destes cidadãos, de tal forma que temos vindo a assistir a um número cada vez maior de alunos com dificuldades em conseguir suportar os encargos inerentes à prossecução dos seus estudos, nomeadamente o pagamento da propina e algumas necessidades básicas de alojamento e alimentação. Desde o início de 2020 que estas situações se têm vindo a agravar por conta da pandemia da covid19 que alterou completamente a vida em sociedade e as relações económicas.

Atendendo a situações de crise que se continuam a fazer sentir, a Universidade de Évora em parceria com algumas empresas e fundações, criou em 2012 o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora - FASE-UE, que tem como finalidade promover a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar, contribuindo assim para o desenvolvimento pessoal e intelectual e para a aquisição de novas competências que permitam aceder à empregabilidade e sucesso profissional.

Ao longo dos últimos 6 anos letivos foram apoiados cerca de 500 estudantes enquadrados nesta medida.

As candidaturas a este Fundo são efetuadas anualmente, online no SIIUE » perfil de aluno, em datas aprovadas e divulgadas atempadamente.

O apoio concedido com a duração de um ano letivo permitirá efetuar o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano letivo em causa, obtenção de senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos de residência universitária.

Mecenas (251121)