Apoio FASE-UE 2018/2019

No ano letivo 2012/2013 foi criado o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UÉ), o qual tem como objetivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O objetivo do projeto é que nenhum aluno abandone a Universidade de Évora por falta de condições socioeconómicas. Este Fundo, visa completar o sistema de apoio direto da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), chegando a públicos-alvo não elegíveis no primeiro sistema (ex. alunos de outras nacionalidades) e alargando assim a base de auxílios disponíveis para proporcionar aos alunos a prossecução e conclusão do seu percurso no ensino superior.

O apoio prestado a cada estudante tem a duração de um ano letivo, podendo o estudante candidatar-se em anos letivos seguintes, e poderá envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos do alojamento em residência universitária.

No ano letivo de 2018/2019 foram apoiados por este Fundo 83 estudantes, sendo 70 de 1º ciclo e mestrado integrado e 13 de 2º ciclo. No que diz respeito ao 1º ciclo e mestrado integrado podemos verificar um maior número de apoios a estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Turismo e Engenharia Informática. De 2º ciclo o curso de Mestrado em Engenharia da Energia Solar foi aquele com maior número de estudantes apoiados.

O montante total do apoio concedido foi de 107.106,74€ distribuído entre apoio a propina, alojamento em residência universitária e alimentação.