Apoio FASE-UE 2016/2017

No ano letivo 2012/2013 foi criado o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UÉ), o qual tem como objetivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O apoio prestado a cada estudante tem a duração de um ano letivo, podendo o estudante candidatar-se em anos letivos seguintes, e poderá envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos do alojamento em residência universitária.

Tendo em conta a experiência dos vários anos de aplicação deste projeto, o Regulamento tem sido alvo de algumas alterações.

O FASE-UÉ tem também como finalidade promover a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar.

No ano letivo de 2016/2017 foram apoiados por este Fundo 95 estudantes de 1º e 2º ciclo e mestrado integrado. De 1º ciclo e mestrado integrado, foram apoiados estudantes de 27 cursos (Agronomia, Artes visuais – Multimédia, Arquitetura, Biologia, Biologia Humana, Bioquímica, Ciência e Tecnologia Animal, Ciências do Desporto, Design, Enfermagem, Engª. Energias Renováveis, Engª. Informática, Engª. Mecatrónica, Geografia, Geologia, Gestão, História e Arqueologia, Línguas e Literaturas, Medicina Veterinária, Música, Psicologia, Química, Reabilitação Psicomotora, Relações Internacionais, Sociologia, Teatro e Turismo) e do 2º ciclo, foram apoiados estudantes de 14 cursos (Arqueologia e Ambiente, Biologia da Conservação, Bioquímica, Economia, Engª. Energia Solar, Engª. Zootécnica, Exercício e Saúde, Gestão, Línguas e Literaturas, Literatura, Música, Práticas Artísticas em Artes Visuais, Psicologia, Relações Internacionais e Estudos Europeus).

Os estudantes apoiados são provenientes de 12 nacionalidades (Angola, Brasil, Cabo Verde, Equador, Índia, Líbia, Nigéria, Moçambique, Países Baixos, Paquistão, Portugal e Ucrânia), sendo que o montante total do apoio concedido foi de 102.954,04€.