Universidade de Évora e Santander criam Fundo de Apoio Covid-19

A Universidade de Évora (UÉ) e o Banco Santander criam um Fundo de Apoio Covid-19, no valor global de 200 mil Euros e com disponibilização imediata, destinado a apoiar os estudantes e as suas famílias, bem como reforçar, no âmbito da sua missão, a capacidade de resposta da UÉ a esta pandemia, nomeadamente, através da realização de testes à Covid-19.

As medidas do Fundo visam apoiar, a vários níveis, o combate à atual crise pandémica e às consequências sociais que se antecipam.  Mais de 50% das verbas destinam-se a bolsas de apoio social para estudantes e a ações que visem a aceleração das atividades de investigação e reforço do equipamento do Laboratório de Virologia Vegetal do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), onde funciona, a partir de 9 de abril, a Unidade de Testes à COVID-19 da UÉ.

As bolsas de apoio social, no montante unitário de 500 Euros, serão atribuídas a estudantes em situação de emergência económica e que, comprovadamente tenham uma redução efetiva de rendimento em consequência da atual situação pandémica Covid-19. As candidaturas estão abertas até 5 de maio de 2020, de acordo com as condições que podem ser consultadas aqui.

Quanto à comunidade local beneficiará, indiretamente, destas medidas, ao contar com a Unidade de Testes Covid-19, que vai realizar até 300 testes por dia para apoiar, por um lado, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e por outro, instituições de apoio a idosos da região, envolvendo várias Unidades de Investigação da UÉ e, neste último caso, também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que irá efetuar a recolha das amostras.

O ensino à distância, que se tornou uma exigência da atualidade, não poderia deixar de ser contemplado; está prevista a aquisição de computadores para empréstimo a estudantes carenciados que não disponham do necessário equipamento para acompanhar as aulas em regime de e-learning.

Está ainda previsto dar continuidade à produção de viseiras e outro material de proteção individual para disponibilização às Autoridades de Saúde, contribuindo assim para o aumento da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Estas são medidas de execução imediata, estando planeado o arranque, em setembro, do Programa de Bolsas Especial Santander Futuro, dirigido para estudantes da UÉ.

Publicado em 14.04.2020