Novos alunos da Universidade de Évora recebidos em sessão de boas-vindas

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu esta segunda-feira, dia 16 de setembro, os novos estudantes que ingressaram no ensino superior. A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, deu as boas-vindas aos cerca de 1000 estudantes que ficaram colocados na UÉ na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2019/2020.

Na sessão de boas-vindas estiveram presentes diversos órgãos da universidade e da cidade, entre eles a reitora da UÉ Ana Costa Freitas, a presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Ana Rita Silva, a vereadora da Câmara Municipal de Évora (CME), Sara Fernandes.

A abrir a sessão, a Reitora da UÉ deu as boas-vindas aos novos estudantes que rumaram ao Colégio do Espírito Santo e fez notar que, estes estão agora numa Universidade cada vez mais “aberta ao mundo”, como prova o aumento de candidatos ao concurso especial de ingresso para Estudantes Internacionais e que oferece formação de qualidade nos mais diversos domínios do Conhecimento. A Reitora da UÉ apelou ainda à “responsabilidade de todos no que respeita às praxes, ao ruído e outras perturbações que não devem causar na cidade que os acolhe”.

Por seu lado a presidente da AAUÉ, Ana Rita Silva, recordou a necessidade de colmatar alguns dos problemas com implicações no quotidiano dos estudantes; referindo-se sobretudo à falta de alojamento ou a questões de mobilidade. A presidente da associação académica fez recordar ainda que os estudantes da UÉ podem contar sempre com a AAUE.

Sara Fernandes, em representação da CME, enalteceu a sinergia que existe entre município e academia a qual tem contribuído para o desenvolvimento regional, dando como exemplo a aposta no cluster aeronáutico, entre outras iniciativas que, na sua opinião  têm permitido "pôr o conhecimento ao serviço da comunidade".

Publicado em 20.09.2019