Projeto "INTEGRA-TE", finalista da 2.ª Edição do Prémio de Voluntariado Universitário
promovido pelo Santander Totta

Um dos 10 finalistas da 2.ª Edição do Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Totta, é o Projeto "INTEGRA-TE", apresentado pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora.
Numa edição onde foram reunidas 50 candidaturas, e todas com um impacto importante na sociedade, mobilizando cerca de 5.000 voluntários em causas diversas e impactando mais de 886 mil beneficiários, é com grande satisfação que vemos um dos dois projetos candidatados, integrar a lista dos 10 finalistas.

Sabendo que a transição do ensino secundário para o ensino universitário nem sempre é fácil, devido às enormes diferenças em termos do ensino ministrado e em termos familiares e sociais, quando o estudante tem que se deslocar para outra cidade que não a de origem, o inicio de viver sozinho, a integração num alojamento particular ou universitário, são por vezes, motivos que podem originar o insucesso escolar e pessoal.

Assim, nasceu o Projeto "Integra-te". Este Projeto tem como principais objetivos o acolhimento e o apoio à integração dos novos alunos do 1º ano, principalmente durante o 1º semestre letivo, aos alunos oriundos dos PALOP, alunos do programa Erasmus e de outros programas de mobilidade e estudantes nacionais deslocados, aproveitando a experiência dos alunos mais “velhos”, designados por mentores. Pretende-se com a implementação deste programa resolver alguns estrangulamentos, tendo por base o apoio personalizado aos alunos do 1º ano, através do acompanhamento dos mesmos por alunos de outros anos, procurando facilitar a sua integração/adaptação nas residências universitárias na Universidade e na cidade.

Sendo este um novo projeto, prevê-se que as atividades começam no início de cada ano letivo, após as matrículas dos novos estudantes e em regra terão o seu fim no final do 1º semestre letivo, excetuando algumas situações que exijam um acompanhamento mais prolongado. Pontualmente existirão atividades no âmbito do programa, durante todo o ano letivo e às quais todos os intervenientes serão chamados a participar.
O programa decorre durante todo o ano letivo, pois durante o 2º semestre há lugar à divulgação do programa, recrutamento, seleção e formação dos mentores para o ano letivo seguinte e consequentemente todo o trabalho inerente a estas tarefas.

O facto de proporcionar um melhor acolhimento aos novos alunos, é por si só uma das maiores vantagens desta iniciativa, acrescido de outros benefícios que importa realçar, tais como:

  • contribuição para uma melhor vivência nas residências universitárias;
  • contribuição para a diminuição do insucesso escolar;
  • melhoria da interação entre estudantes e funcionários;
  • acréscimo de interesse pela vida universitária;
  • diminuição dos efeitos negativos da “praxe” e mesmo da sua prática.

No próximo dia 5 de dezembro serão conhecidos os vencedores desta 2ª Edição.

Publicado em 04.12.2017