UÉ promove Escola de Verão para estudantes macaenses

No âmbito de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e o Instituto de Formação Turística de Macau, está a decorrer até dia 13 de julho na Universidade de Évora, o curso Summer School 2018 - Tourism, Portuguese Language and Culture.

Com o objetivo de desenvolver o conhecimento da cultura portuguesa e a dinâmica turística regional, um grupo de onze alunos de licenciatura deste Instituto participam em diversas atividades especialmente desenvolvidas pela UÉ para esta Escola de Verão, dando assim a conhecer os vários aspetos do património e da cultura (tangível e intangível) da região Alentejo, para uma reflexão sobre a complexidade do turismo como expressão cultural.

Para Miguel Oliveira, professor de hotelaria no Instituto de Formação Turística de Macau, “tem sido uma experiência fantástica” e uma “excelente oportunidade” para que estes alunos tenham um contacto com outras realidades e “aprender e vivenciar uma cultura totalmente diferente das suas”, sublinha. Entre as várias atividades, os alunos visitaram o Centro de Ciência Viva de Estremoz revelando-se “bastante participativos” e “muito entusiasmados”.

Erika, a participar nesta Escola de Verão, considerou “absolutamente fascinante” poder estar em Évora, e confidencia ter sido o estilo de vida dos portugueses e a arquitetura das cidades o que mais a surpreendeu numa “excelente oportunidade de conhecer Portugal”.

Queremos “dar a conhecer o que fazemos ao nível do ensino e da investigação em turismo” referiu Joana Lima, Professora do Departamento de Sociologia da UÉ, considerando esta uma oportunidade de “colocar em perspetiva duas realidades turísticas totalmente diferentes”. Para a professora na área do turismo esta experiencia é “muito enriquecedora” e abre portas para futuras colaborações na área da cultura, turismo e património entre as duas instituições de ensino superior.

Recorde-se que Universidade de Évora tem vindo a participar no esforço de afirmação e consolidação da área de conhecimento em Turismo em Portugal através da formação, da investigação e da organização de eventos científicos e de apoio à comunidade.

Publicado em 06.07.2018