Universidade de Évora atenta às dificuldades financeiras dos estudantes

No ano letivo que agora termina (2015/16) foram apoiados 69 estudantes, dos quais 63 beneficiaram do pagamento integral de propinas pelo Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE). A Cerimónia de homenagem aos Mecenas que permitem a existência do Fundo decorre na quinta-feira, dia 16 de junho, às 18h30, no Colégio do Espírito Santo.

Para que ninguém fique fora do Ensino Superior por razões de carência financeira, um dos grandes motivos de abandono escolar e fator de peso na hora de decidir prosseguir os estudos após conclusão do Ensino Secundário, a Universidade de Évora (UE) procurou desenvolver um sistema que permite colmatar tais dificuldades, o FASE-UE.

Consciente da sua responsabilidade social e das dificuldades que a sociedade portuguesa tem vindo a enfrentar, nomeadamente as famílias com estudantes que frequentam o ensino superior, e para colmatar questões como o insucesso ou o abandono escolar, a UE foi pioneira na criação deste mecanismo, em 2012, para o qual contribuem diversos mecenas, uma lista que de ano para ano tem vindo a aumentar.

O FASE-UE tem como objetivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O apoio prestado a cada aluno tem a duração de um ano letivo, podendo cada aluno candidatar-se em anos letivos seguintes, e pode envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação dos custos de residência universitária.

Neste contexto, decorre na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, no Jardim do Granito do Colégio do Espírito Santo da UE, a partir das 18h30, uma cerimónia de homenagem aos Mecenas do FASE-UE. A par do reconhecimento público dos mecenas envolvidos, decorre ainda a Entrega de Cartas de Curso aos alunos que terminaram licenciaturas e mestrados nos anos letivos 2014/15 e 2015/16.

Mais informações sobre os apoios sociais da UE, AQUI

Publicado em 16.06.2016