Diz não às praxes abusivas, Sim à praxe ativa

Começou o ano letivo e com ele o habitual período de praxes académicas. A Universidade de Évora (UE) está atenta e pretende que a integração dos novos alunos seja para eles uma excelente experiência no início deste novo ciclo. A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), em colaboração com o Conselho de Notáveis, responsável na instituição pelas questões relacionadas com a tradição académica, também promovem este ano pela primeira vez a Praxe Ativa.

A UE está atenta e criou o endereço acolhimentoue@uevora.pt, ao qual os estudantes podem recorrer para colocar dúvidas, solicitar esclarecimentos ou alertar para questões relacionadas com o processo de integração.

A UE associa-se ainda à campanha promovida pela Secretaria de Estado do Ensino Superior (SEES), cujo objetivo é travar as “praxes humilhantes e vexatórias”. Neste âmbito foi criado o endereço praxesabusivas@mec.gov.pt, ao qual os alunos deverão recorrer no sentido de denunciar eventuais abusos decorrentes das praxes académicas.

Como é referido no comunicado da SEES enviado às instituições de Ensino Superior, “a não participação na praxe não pode significar a exclusão de estudantes de quaisquer atividades académicas, acrescentando que “nenhum estudante pode ser discriminado por não participar em atividades realizadas no âmbito da praxe”.

Na UE as questões relacionadas com a tradição académica estão a cargo do Conselho de Notáveis, com quem a Reitoria tem mantido um contacto permanente, no sentido de assegurar que o processo de integração dos novos alunos não seja prejudicado por “comportamentos atentatórios da dignidade pessoal ou que ponham em risco a integridade física ou psicológica dos estudantes”.

Além dos endereços enunciados, os alunos têm sempre à disposição o Provedor do Estudante, que tem por função a defesa e a promoção dos seus direitos e legítimos interesses de forma independente, imparcial e confidencial. O Provedor do Estudante atua como mediador entre os estudantes e a administração da Universidade e pode ser contactado através do endereço provedor_estudante@uevora.pt .

Praxe Ativa na Universidade de Évora

No sentido de colmatar os exageros que por vezes surgem associados às praxes nas Universidades no início de um ano letivo, a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), em colaboração com o Conselho de Notáveis, promovem este ano pela primeira vez a Praxe Ativa.

O projeto Praxe Ativa pretende então que os novos alunos participem em ações de voluntariado em diversas associações da cidade, podendo estas últimas inscreverem-se numa base de dados elaborada para o efeito, online a partir desta semana, segundo refere Luís Pardal, Presidente da AAUE.

Entre os diversos objetivos apontados, o projeto visa “promover a consciência social dos alunos”, estimulando valores como “a solidariedade, espírito de equipa e dever cívico”, mantendo ao mesmo tempo “a tradição académica, para que esta não perca relevância nos dias de hoje, uma vez que constitui a etapa inicial do percurso” do aluno.

O projeto pretende ainda promover “a diversidade da praxe” complementando a praxe dita convencional, justificando que o aumento do leque das atividades possíveis de realizar neste âmbito traz vantagens para toda a comunidade académica eborense e habitantes da cidade.

Várias iniciativas têm sido tomadas a este nível, em alternativa às praxes habituais.  Como exemplos, as praxes do curso de Agronomia, integradas no projeto Praxe Ativa, cujos novos alunos são praxados através da participação na vindima na Herdade da Mitra, ou a iniciativa do Núcleo de Estudantes do Curso de Turismo que levaram os alunos, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, a caiar um muro do Colégio do Espírito Santo.

Veja abaixo os videos que testemunham as ações:

Video Praxe Ativa Agronomia

Reportagem "Caloiros e doutores juntos a pintar muro em ação solidária em Évora | Portugal em direto | (Parte 2, a partir de 10min. 14 seg.)

Reportagem Alunos de Turismo fazem praxe solidária em Évora | CM TV

Publicado em 23.09.2014