FASE-UÉ - Fundo Social para Estudantes da UÉ

A Universidade de Évora preocupa-se em dar as melhores condições e os apoios necessários aos seus alunos!

A sociedade portuguesa enfrenta hoje visíveis dificuldades de diversa natureza, em particular as famílias com estudantes a frequentarem o ensino superior. A atual situação tem impacto direto na vida académica destes cidadãos, de tal forma que temos vindo a assistir a um número cada vez maior de alunos com dificuldades em conseguir suportar os encargos inerentes à prossecução dos seus estudos, nomeadamente o pagamento da propina e os materiais de suporte ao curso. Em alguns casos, até mesmo as suas necessidades básicas de alojamento e alimentação são colocadas em causa.

Em 2012 foi criado o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE), o qual tem como objectivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O apoio prestado a cada aluno tem a duração de um ano letivo, podendo cada aluno candidatar-se em anos letivos seguintes, e poderá envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento da total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos de residência universitária.

O FASE-UÉ tem também como finalidade promover a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar.

Segundo o Senhor Reitor da Universidade de Évora, “este fundo dá um contributo decisivo para o desenvolvimento intelectual e escolar de todos em igualdade de circunstâncias e oportunidades, independentemente da situação económica de cada um.”

No ano letivo de 2013/2014 foram apoiados pelo Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UÉ) 46 alunos de 1º e 2º ciclo, sendo 7 alunos bolseiros FASE-UÉ/FEA (Fundação Eugénio de Almeida).

Neste ano letivo foram apoiados alunos de 27 cursos (Turismo, Relações Internacionais e Estudos Europeus, Relações Internacionais, Psicologia, Mestrado em Eng. Agronómica, Medicina Veterinária, História e Arqueologia, Línguas Aplicadas e Tradução, Gestão V.P.H.C., Gestão, Geografia, Ensino Português-Ensino Básico e Secundário, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Geológica, Engenharia Informática, Engenharia das Energias Renováveis, Engenharia da Energia Solar, Engenharia Civil, Educação Física e Desporto, Economia, Design, Biotecnologia, Biologia, Artes Visuais–Multimédia, Artes Visuais, Arquitetura Paisagista e Arquitetura) de 8 nacionalidades (Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moldávia, Moçambique, Timor, Guiné Bissau e Alemanha).

O montante total do apoio concedido foi de 60 763€ tendo sido concedidos apoios para pagamento de pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos de residência universitária.

As candidaturas são analisadas pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora nos termos do Regulamento deste fundo, disponível em http://www.sas.uevora.pt.

Publicado em 01.08.2014