Bolsas de Estudo - DGES

Bolsas de Estudo cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu

As bolsas de estudo atribuídas são cofinanciadas pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu, no âmbito de programa operacional criado para o efeito com a referência POPH/QREN - Tipologia de Intervenção 4.3 - Bolsas e programas para estudantes do Ensino Superior, do Eixo 4 - Formação Avançada, do Programa Operacional Potencial Humano.

Os SASUE aderiram, no ano letivo 2010/2011, ao sistema da plataforma eletrónica de gestão das bolsas da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), na sequência de um protocolo de colaboração celebrado entre a DGES e a UE, sendo a análise dos processos de candidatura efetuada segundo o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior .

As candidaturas às bolsas de estudo são efetuadas online no site  www.dges.mctes.pt   entre 25 de junho e 30 de setembro; nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição quando esta ocorra após 30 de setembro e nos 20 dias úteis subsequentes à emissão do comprovativo de estágio por parte da entidade que o faculta, para titulares de grau de licenciado ou de mestre que se encontrem a realizar estágio profissional.

As bolsas de estudo são pagas diretamente pela DGES a cada estudante bolseiro.

Todas as notificações e comunicações são efetuadas por via eletrónica para o endereço indicado pelo estudante na candidatura. Os pagamentos são efetuados por transferência bancária e avisados por mensagem sempre que o bolseiro faculte à DGES o seu contacto móvel.

A bolsa de estudo anual corresponde, normalmente, a um ano letivo completo e compreende dez prestações mensais. Cursos de duração diferente implicam um número de prestações igual ao número de meses de frequência do curso.

 Na página pessoal (em DGES - Direção Geral de Ensino Superior), o aluno pode consultar todos os pagamentos que são efetuados, o número de meses, o montante transferido e o IBAN para o qual foi efetuada a transferência e, ainda, atualizar alguns dados pessoais.

Os SASUE disponibilizam informação atualizada sobre as candidaturas a bolsa de estudo, bem como a legislação em vigor.