Projeto "Integra-te"

O Projeto "Integra-te " tem como principais objetivos o acolhimento e o apoio à integração dos novos alunos do 1º ano, principalmente durante o 1º semestre letivo, aos alunos oriundos dos PALOP, alunos do programa Erasmus e de outros programas de mobilidade e estudantes nacionais deslocados, aproveitando a experiência dos alunos mais “velhos”, designados por mentores. Pretende-se com a implementação deste programa resolver alguns estrangulamentos, tendo por base o apoio personalizado aos alunos do 1º ano, através do acompanhamento dos mesmos por alunos de outros anos, procurando facilitar a sua integração/adaptação nas residências universitárias.

Sendo este um novo projeto, prevê-se que as atividades começam no início de cada ano letivo, após as matrículas dos novos estudantes e em regra terão o seu fim no final do 1º semestre letivo, excetuando algumas situações que exijam um acompanhamento mais prolongado. Pontualmente existirão atividades no âmbito do programa, durante todo o ano letivo e às quais todos os intervenientes serão chamados a participar.

O programa decorre durante todo o ano letivo, pois durante o 2º semestre há lugar à divulgação do programa, recrutamento, seleção e formação dos mentores para o ano letivo seguinte e consequentemente todo o trabalho inerente a estas tarefas.

O facto de proporcionar um melhor acolhimento aos novos alunos, é por si só uma das maiores vantagens desta iniciativa, acrescido de outros benefícios que importa realçar, tais como:

  • contribuição para uma melhor vivência nas residências universitárias;
  • contribuição para a diminuição do insucesso escolar;
  • melhoria da interação entre estudantes e funcionários;
  • acréscimo de interesse pela vida universitária;
  • diminuição dos efeitos negativos da “praxe” e mesmo da sua prática.

Benefícios e vantagens para os mentores

  • Por um lado, a satisfação pessoal por ajudar na integração dos mentorados, incrementando o sentimento de utilidade – “sentir-se útil aos outros”. Por outro, o enriquecimento pessoal ao nível do relacionamento interpessoal, ou seja o “fazer novos amigos”;
  • No caso dos mentores dos alunos provenientes do programa Erasmus poderá haver um enriquecimento ao nível das competências linguísticas;
  • Aos mentores será aplicado o estatuto do regime especial de frequência mencionado no regulamento académico da universidade de Évora (Estudantes elementos dos coros, tunas, voluntariado e outros grupos de natureza idêntica), que irá permitir, entre outros, a realização de um exame, por ano letivo, na época especial de exames.

Benefícios e vantagens para os mentorandos

São inúmeras as vantagens, quer sejam a nível pessoal, académico e social, nomeadamente:

  • conhecer os vários serviços da Universidade;
  • conhecer a cidade de Évora;
  • esclarecimento sobre o funcionamento das residências universitária e todo o meio envolvente;
  • partilhar e identificar eventuais dificuldades de integração social;
  • relacionamento interpessoal “fazer novos amigos”;
  • habilidade de comunicação;
  • fomento da autoestima;
  • melhoria das competências linguísticas, no caso dos alunos dos PALOP e dos alunos ERASMUS.